Pensamento

A leitura engrandece a alma.

Voltaire



sexta-feira, 25 de março de 2011

O 1.º Ciclo aprende a criar um Blog

Estudar é Divertido

O Professor Bibliotecário em articulação com as docentes das turmas de 1.º ciclo da EBIS-Jean Piaget, ensinaram os alunos a criar um blog. Este blog estará disponível para que os alunos partilhem os seus trabalhos e actividades.
Podem aceder ao Blog "Estudar é Divertido" em http://abcebis.blogspot.com/


quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia do Estudante - 24 de Março



          O dia 24 de Março, foi instituído em 1987 pela Assembleia da República (Portugal), como o dia do Estudante. Sua origem deve-se a crise académica de 1962 onde os estudantes lutaram e sofreram para que pudessem participar de manifestações públicas e fazer sua reivindicações com liberdade.   É uma homenagem a estes estudantes que lutaram pela  democracia, e para que todos pudessem ser  livres para se expressarem e fazerem  valerem os seus direitos. É uma justa homenagem a uma GERAÇÃO que tinha valores. Este dia foi escolhido para lembrar a crise académica de 1962, época em que os estudantes, principalmente os dirigentes associativos, sofreram bastante para que hoje se possa e participar em manifestações livres das reivindicações dos estudantes, num ambiente democrático de respeito pelos direitos, liberdades e garantias.

Deixa uma mensagem a felicitar todos os estudantes!!



26 de Março – Dia do Livro Português

Por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores tem-se vindo a assinalar, a 26 de Março, o Dia do Livro Português, dia em que foi impresso o primeiro livro em Portugal. O Pentateuco em Hebraico foi o primeiro livro impresso em Portugal a 26 de Março de 1487, saindo das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.
Em 1497 foi impresso no Porto, o primeiro livro totalmente escrito em Português. Foi impresso e produzido pelo impressor português, Rodrigo Álvares. O livro tinha como nome: Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto.
Ao longo dos séculos, o livro representa várias funções, com destaque primário para a evolução do saber e do ser da Humanidade, como grande veículo promotor da cultura, da educação, da ciência e de uma verdadeira e autêntica democratização.



Diz-nos qual o teu livro preferido?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia - 21 de Março

          Com o objectivo primeiro de defesa da diversidade linguística, a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março Dia Mundial da Poesia.
          A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são actividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

DIA DO PAI – 19 de Março


            O Dia do Pai é uma celebração anual que visa homenagear os pais.
            O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de Março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica. São José foi marido de Maria, mãe de Jesus Cristo.
            A tradição manda que seja entregue uma prenda ao pai para homenagear o pai. As crianças costumam oferecer prendas simbólicas como trabalhos manuais, músicas e poemas que fazem na escola. A família costuma reunir-se, muitas vezes com pais, tios e avós presentes, de forma a homenagear os pais da família.
            A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de Março Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Personalidade do Mês de Março

Nascida em Lisboa em 1965, revelou desde cedo uma enorme paixão pela escrita. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica e após uma breve passagem como copywriter, pelo mundo da publicidade, aos 22 anos, iniciou a sua actividade jornalística.Foi repórter do Canal 1 da R.T.P., retomou a crónica “O Meu Pequeno Mundo”, em 1999, na revista Olá do jornal Semanário e tornou-se cronista regular da Elle, colaborando também com outras publicações.
Da sua obra destacamos os seguintes livros: "Sei Lá", "Não há Coincidências", "Alma de Pássaro", "Artista de Circo", "Pessoas como Nós" e "Vou contar-te um segredo".

Adivinha do Mês de Março

Sou branca de nascença,
preta de geração,
barriguinha de cabaça,
e dentinhos de turquês.
Não adivinhas
nem daqui a um mês.

Passatempos CRE - Vencedores do mês de Fevereiro

PERSONALIDADE DO MÊS
Inês Coelho 7º D, n.º 12
ADIVINHA DO MÊS
Miguel Matos 9º C, nº 16
LEITOR DO MÊS

Érica Almeida, 5.º C, n.º 11

terça-feira, 1 de março de 2011

Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo - 11 de Março

Este Dia foi criado pelo Conselho Europeu em reunião de 25 de Março de 2004, por proposta do Parlamento Europeu. A instituição deste Dia teve lugar na sequência dos atentados de Madrid, que ocorreram a 11 de Março de 2004.
A celebração deste dia visa cumprir objectivos como os de homenagear as vítimas, aumentar o nível de consciência da opinião pública face a esta temática e, designadamente, de promover a defesa da democracia e dos direitos humanos.
Este ano a Comissão Europeia organizou a celebração do dia em torno da vertente “Vítimas do Terrorismo e a Juventude Europeia”, assim assinalando a importância de o tema ser objecto de tratamento junto dos mais jovens.

Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um Dia da Mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o Estalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a data foi esquecida durante muito tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na actualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um carácter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de Março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre as suas empregadas. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.