A data celebra-se desde 2000 e este ano tem mais expressão por acontecer no Ano Internacional da Biodiversidade, com uma miríade actividades planeadas quer a nível mundial quer nacional.
Como vem acontecendo ao longo da última década no dia 22 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A efeméride, instituída em 1993 pelas Nações Unidas, celebrou-se inicialmente a 29 de Dezembro tendo esta data sido posteriormente alterada, coincidindo actualmente com o dia em que o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi aprovado em 1992.
O objectivo da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade é promover o reconhecimento por parte da sociedade como um todo da importância da diversidade biológica, alertar para os problemas que enfrenta e incentivar à acção conjunta pela sua conservação.
Este ano a efeméride tem uma importância acrescida por se celebrar no Ano Internacional da Biodiversidade, ano que deveria marcar o fim de uma fase de declínio acentuado da Diversidade Biológica atribuído, em grande medida, às actividades humanas.
É portanto altura de analisar o resultado dos esforços empreendidos pelas mais diversas entidades em todo o mundo, desde governos até a associações conservacionistas, e redefinir objectivos.
A nível nacional, a data assinala-se com actividades um pouco por todo o país e envolvendo as mais diversas entidades, desde Câmaras Municipais a organizações ambientais de âmbito local.