Pensamento

A leitura engrandece a alma.

Voltaire



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Em nome da equipa pedagógica do Centro de Recursos Educativos da Ebis-Jean Piaget
desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Rui Cancela

domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma animação sobre o Natal diferente...

Caros amigos,
Vejam este vídeo... É o trabalho mais criativo sobre o Natal que vi nos últimos tempos. Por acaso foram portugueses que o criaram.
Está fantástico.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Catálogo da Biblioteca da EBIS Online

O catálogo da Biblioteca da EBIS-Jean Piaget está, finalmente, disponível para pesquisa na internet.
Podes aceder ao catálogo através da página da escola, em http://ebis.nuclisol.org/, seleccionando o botão


Se utilizas o nosso o Blog da Biblioteca Escolar, em  http://www.crebis-ebis.blogspot.com/, podes, igualmente, realizar uma pesquisa documental carregando no botão


Se pretenderes realizar uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca podes aceder ao catálogo através de um atalho colocado no Ambiente de Trabalho.

Dia da Imaculada Conceição - 8 de Dezembro


Imaculada Conceição
D. João IV
 A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria. O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. Nos anos 700 esta celebração já existia no oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda a cristandade. Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, filho de D. Teodósio e D. Ana Velasco, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos nossos feriados nacionais, de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é aqui que se encontra Nª. Sr.ª da Conceição. Foi também em Vila Viçosa que D. João IV, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal. Para além da coroação de Nossa Senhora da Conceição, D. João IV reconhecendo a protecção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Personalidade do Mês de Dezembro

Em 1914, publicou A Confissão de Lúcio (novela) e Dispersão (poesia). No ano seguinte, durante uma passagem por Lisboa, começou, conjuntamente com os seus amigos, em especial Fernando Pessoa, a projectar a revista literária que se viria a publicar com o nome de Orpheu. Nesse mesmo ano, o pai partiu para a então cidade de Lourenço Marques e este voltou para Paris, regressando novamente a Portugal, com passagem por Barcelona, após a declaração da guerra. Para além das obras já referidas, foi autor de Céu em Fogo (1915) e do volume póstumo Indícios de Ouro (1937). As suas Cartas a Fernando Pessoa foram reunidas em volume em 1958 e 1959.

Adivinha do Mês de Dezembro

Uma casa tem quatro cantos;
a cada canto está um gato,
cada gato vê três gatos.
Quantos gatos tem a casa?

Resultados dos Passatempos - Novembro

PERSONALIDADE DO MÊS
Lyubov Panteleitchous 7º D, n.º 17
ADIVINHA DO MÊS
Ana Teresa Félix, 7.º D, n.º 3
LEITOR DO MÊS
Rita Sequeira, 6.º A, n.º 23

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia da Restauração da Independência - 1 de Dezembro

Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Queres saber porquê?

Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião. Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa. Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão... Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono. Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola. Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país. Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil. Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira. Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

Dia do Não Fumador-17 de Novembro

O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se no dia 17 de Novembro, quase dois anos depois de entrar em vigor uma lei que deveria reduzir o fumo em locais públicos mas que, segundo os especialistas, não está a ser efetiva, isto porque Portugal ainda não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, uma vez que não está a ser fiscalizada.
Ainda segundo alguns especialistas, os fumadores estão a procurar menos ajuda, o que se reflete nas listas de espera para as consultas de cessação tabágica, que têm vindo a diminuir.
Esta tendência tem sido observada na Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888), criada em 2002 para aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. Segundo o coordenador do serviço, os telefonemas têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Em média o serviço recebe três a quatro telefonemas diários, quase metade do que recebia quando foi criado.
Também a venda de produtos para deixar de fumar caiu 22 por cento nos primeiros nove meses do ano, tendo sido comercializadas menos quase 50 mil embalagens do que em igual período de 2008.


O S. Martinho na EBIS - Jean Piaget

O S. Martinho na nossa escola
No passado dia 10 de Novembro, festejámos o S. Martinho na nossa escola. Foi um dia muito divertido. Começámos por fazer uma fogueira, com a ajuda do senhor António, para assar as castanhas; ao mesmo tempo, o Rancho Folclórico da escola actuou. A seguir, entoámos algumas canções sobre as castanhas para os nossos convidados especiais: os idosos do Lar de Bigas. Comemos as castanhas assadas e enfarruscámo-nos todos. Esta tarde de animação continuou com um lanche convívio e com a partilha de inúmeras iguarias trazidas por todos os participantes. Foi uma delícia! Também ficámos muito orgulhosos ao vermos que muitos foram os que aderiram a esta actividade (alunos, professores, colaboradores e idosos).
Esta festividade é comemorada no dia 11 de Novembro, para que todos se lembrem de um soldado, muito bondoso e valente (S. Martinho), que ajudou um mendigo, em pleno dia de tempestade, dando-lhe metade da sua capa de cavaleiro. Devido a este acto de bondade, o céu pintou-se de um azul brilhante e deu-se origem a um autêntico dia de Verão – o Verão de S. Martinho!  
Este ano não tivemos uma tarde de Verão de S. Martinho, mas é certo que neste dia a chuva foi nossa amiga e cessou por umas horas. Obrigada S. Pedro!
 Texto colectivo
Alunos do 1º Ciclo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Personalidade do Mês de Novembro

Escritor brasileiro, natural do Rio de Janeiro. Trabalhou como director e autor de teatro e também como jornalista.
Escreveu, ainda, letras de músicas para as cantoras Rita Lee e Elis Regina. Entretanto, dedicou-se a tempo inteiro à literatura.
Em 1982, lançou o seu primeiro livro, Arquivos do Inferno. Da sua obra podemos destacar O Diário de um Mago (1987), O Alquimista (1988), Brida (1990), As Valkírias (1992), Maktub (1994), Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei (1994), Veronika Decide Morrer (1998), O Demónio e a Senhorita Prym (2000), Onze Minutos (2003) e O Zahir (2005).

Adivinha do Mês de Novembro

Tem pé, barriga e cabeça, e é um grande dançarino, mas só dança quando está despido. O que é?

Passatempos CRE

Resultados do Mês de Outubro

Personalidade do Mês

Vencedor: Carlos, 9.º A

Leitor do Mês

Não houve vencedor

Adivinha do Mês

Não houve vencedor

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho - 11 de Novembro


Nesta altura muito se fala do S. Martinho, e muitas vezes as pessoas questionam-nos sobre ele. Para facilitar a explicação, deixo aqui a Lenda de S. Martinho para lhes lerem.
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Abertura da Biblioteca da EBIS a toda a Comunidade Educativa





No presente ano lectivo a biblioteca da Ebis está aberta a toda a comunidade educativa. Se pretende consultar, requisitar ou pesquisar alguma informação dirija-se à biblioteca, faça-se sócio e aproveite todos os materiais que a biblioteca tem à sua disposição. Por motivos de organização da escola e para não perturbar as actividades lectivas, horário disponível para a comunidade educativa será diário, das 17h às 18h.



Dia das Nações Unidas - 24 de Outubro

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.
A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como “Liga das Nações”), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, “para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada e adoptada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas no dia 10 de Dezembro de 1948. A visão e a determinação dos seus idealizadores produziram um documento que, pela primeira vez, estabeleceu direitos humanos universais para todos os povos, visando cada indivíduo em particular. Disponível em mais de 360 idiomas, a Declaração é o documento mais traduzido do mundo, e também o mais importante, pela natureza do seu conteúdo e alcance universal. Também é fonte de inspiração de muitos Estados e novas democracias.
[ONU+-+LOGO+2.GIF]

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comemoração do Dia mundial contra a pobreza e a exclusão social - 17 de Outubro

Em consequência de um Movimento constituído por organizações não governamentais, lliderado pela Associação Aide à Toute Detresse / Quart Monde, foi dinamizado em 1992 um abaixo assinado com o objectivo de pedir às Nações Unidas a consagração do dia 17 de Outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o que levou a Assembleia
Geral da Organização das Nações Unidas a proclamar nesse mesmo ano o dia 17 de Outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (resolução 47/ 196, de 22 de Dezembro de 1992).
Aceitando de bom agrado esta resolução, desde 1993 em vários países em todo o mundo, e por iniciativa de algumas Organizações Não governamentais, tem-se assinalado o dia 17 de Outubro como o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro



 A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu para o Dia Mundial da Alimentação o tema O Direito à Alimentação (“The Right to Food)”. A escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento pela comunidade internacional da importância de erradicar a fome e a pobreza. Será também de reflectir que o excesso de alimentos, nomeadamente nas sociedades ocidentais, apresenta repercussões graves para a saúde.
Para promover a discussão e alertar para este tema a APD foi para a rua perceber o que os portugueses pensam acerca do “Direito à Alimentação”. Veja o resultado!

Comemoração do Dia Mundial da Bengala Branca - 15 de Outubro

O dia 15 de Outubro é o Dia Internacional da Bengala Branca, e foi estabelecido pela Federação Internacional de Cegos, em 1970.A efeméride tem o objectivo de reconhecer a independência das pessoas com deficiência visual e sua plena participação na sociedade. Simbolicamente a Bengala Branca representa a independência, a liberdade e a confiança.
Se quiseres saber mais visita a página da ACAPO:http://www.acapo.pt/

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Personalidade do Mês de Outubro

Escritor português de ascendência materna britânica. Sofria de tuberculose, que o vitimou (tal como sucedera anteriormente, em 1844, com sua mãe e, em 1855, com dois irmãos), e o levou a viver em zonas rurais, como Ovar e a Madeira. O escritor começou assim a contactar com as gentes e costumes do povo. Em 1856, ano em que se manifestaram os primeiros sintomas de tuberculose, escreveu as suas primeiras obras, sobretudo de teatro - Bolo Quente e O Casamento da Condessa de Vila Maior. Em 1858 escreveu a sua primeira novela, Justiça de Sua Majestade, posteriormente incluída em Serões da Província. Com o agravamento da sua doença, em 1863 retirou-se por alguns meses para Ovar, continuando a escrever romances e novelas, alguns deles publicados em folhetim no Jornal do Porto, como por exemplo As Pupilas do Senhor Reitor.

Adivinha do Mês de Outubro

O que é que
quando se perde
nunca mais
se consegue encontrar

Passatempos CRE

Participa nos passatempos do CRE e habilita-te a um fabuloso prémio por mês.

- O Leitor do Mês
- A Personalidade do Mês
- A Adivinha do Mês 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Comemoração dos 100 anos da República Portuguesa

Participa na Comemoração dos 100 anos da Proclamação da República Portuguesa.
De 4 a 9 de Outubro estará patente na Biblioteca uma exposição multimédia que marcará a comemoração da efeméride. Aí poderás ver vídeos e apresentações, ouvir músicas e muito mais... Dirige-te à Biblioteca.

Clube Biblioteca

Inscreve-te no Clube Biblioteca.
Dinamiza a tua Biblioteca Escolar:
- Passatempos
- Concursos
- Gere do Blog da Biblioteca
- Gere a Página da Biblioteca
Tudo isto e muito mais às Quartas-feiras, das 15h25 às 16h55.

Clube de Xadrez

Desporto Escolar

Inscreve-te no Clube de Xadrez da Ebis - Jean Piaget e vem desenvolver as tuas capacidades.
Quem sabe se não te tornas num pro!