O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se no dia 17 de Novembro, quase dois anos depois de entrar em vigor uma lei que deveria reduzir o fumo em locais públicos mas que, segundo os especialistas, não está a ser efetiva, isto porque Portugal ainda não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, uma vez que não está a ser fiscalizada.
Ainda segundo alguns especialistas, os fumadores estão a procurar menos ajuda, o que se reflete nas listas de espera para as consultas de cessação tabágica, que têm vindo a diminuir.
Esta tendência tem sido observada na Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888), criada em 2002 para aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. Segundo o coordenador do serviço, os telefonemas têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Em média o serviço recebe três a quatro telefonemas diários, quase metade do que recebia quando foi criado.
Também a venda de produtos para deixar de fumar caiu 22 por cento nos primeiros nove meses do ano, tendo sido comercializadas menos quase 50 mil embalagens do que em igual período de 2008.
O TABACO É UM MAL TERRÍVEL!
ResponderEliminarQuanto a mim, este artigo é bastante pessimista. É claro que as leis que são para cumprir, nunca o são por todos. Além disso, a falta de fiscalização ajuda no seu incumprimento. De qualquer forma, a lei anti-tabagista nos locais públicos foi uma medida indispensável para a saúde pública. Na minha opinião, a maioria das pessoas, fumadores inclusive, acabou por reconhecer os benefícios desta lei e todos aceitaram cumprir com as regras impostas.
ResponderEliminarAcredito que a procura de tratamentos para deixar fumar tenha diminuído mas de certeza que as vendas de tabaco também sofreram reduções. Há muita gente a querer deixar de fumar, cada um com as suas razões. E não é fácil!
Agora, cabe-vos a vocês, gerações mais novas, mudar as mentalidades e fazer com que o ar fique mais puro...
eu acho que as leis foram bem formadas,porque as pessoas fumavam em todo lado , e as pessoas abusavam da boa vontade das pessoas
ResponderEliminaro tabaco e prejodicial á saude e um vicio que nao podemos contralar, so com a força de vontade
ResponderEliminaracho que devem continuar com iniciativas destas eu sou a favor.
ResponderEliminar