Pensamento

A leitura engrandece a alma.

Voltaire



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia da Restauração da Independência - 1 de Dezembro

Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Queres saber porquê?

Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião. Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa. Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão... Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono. Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola. Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país. Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil. Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira. Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

Dia do Não Fumador-17 de Novembro

O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se no dia 17 de Novembro, quase dois anos depois de entrar em vigor uma lei que deveria reduzir o fumo em locais públicos mas que, segundo os especialistas, não está a ser efetiva, isto porque Portugal ainda não tem uma boa política de espaços sem fumo, a lei é ambígua e permite demasiadas excepções, uma vez que não está a ser fiscalizada.
Ainda segundo alguns especialistas, os fumadores estão a procurar menos ajuda, o que se reflete nas listas de espera para as consultas de cessação tabágica, que têm vindo a diminuir.
Esta tendência tem sido observada na Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888), criada em 2002 para aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. Segundo o coordenador do serviço, os telefonemas têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Em média o serviço recebe três a quatro telefonemas diários, quase metade do que recebia quando foi criado.
Também a venda de produtos para deixar de fumar caiu 22 por cento nos primeiros nove meses do ano, tendo sido comercializadas menos quase 50 mil embalagens do que em igual período de 2008.


O S. Martinho na EBIS - Jean Piaget

O S. Martinho na nossa escola
No passado dia 10 de Novembro, festejámos o S. Martinho na nossa escola. Foi um dia muito divertido. Começámos por fazer uma fogueira, com a ajuda do senhor António, para assar as castanhas; ao mesmo tempo, o Rancho Folclórico da escola actuou. A seguir, entoámos algumas canções sobre as castanhas para os nossos convidados especiais: os idosos do Lar de Bigas. Comemos as castanhas assadas e enfarruscámo-nos todos. Esta tarde de animação continuou com um lanche convívio e com a partilha de inúmeras iguarias trazidas por todos os participantes. Foi uma delícia! Também ficámos muito orgulhosos ao vermos que muitos foram os que aderiram a esta actividade (alunos, professores, colaboradores e idosos).
Esta festividade é comemorada no dia 11 de Novembro, para que todos se lembrem de um soldado, muito bondoso e valente (S. Martinho), que ajudou um mendigo, em pleno dia de tempestade, dando-lhe metade da sua capa de cavaleiro. Devido a este acto de bondade, o céu pintou-se de um azul brilhante e deu-se origem a um autêntico dia de Verão – o Verão de S. Martinho!  
Este ano não tivemos uma tarde de Verão de S. Martinho, mas é certo que neste dia a chuva foi nossa amiga e cessou por umas horas. Obrigada S. Pedro!
 Texto colectivo
Alunos do 1º Ciclo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Personalidade do Mês de Novembro

Escritor brasileiro, natural do Rio de Janeiro. Trabalhou como director e autor de teatro e também como jornalista.
Escreveu, ainda, letras de músicas para as cantoras Rita Lee e Elis Regina. Entretanto, dedicou-se a tempo inteiro à literatura.
Em 1982, lançou o seu primeiro livro, Arquivos do Inferno. Da sua obra podemos destacar O Diário de um Mago (1987), O Alquimista (1988), Brida (1990), As Valkírias (1992), Maktub (1994), Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei (1994), Veronika Decide Morrer (1998), O Demónio e a Senhorita Prym (2000), Onze Minutos (2003) e O Zahir (2005).

Adivinha do Mês de Novembro

Tem pé, barriga e cabeça, e é um grande dançarino, mas só dança quando está despido. O que é?

Passatempos CRE

Resultados do Mês de Outubro

Personalidade do Mês

Vencedor: Carlos, 9.º A

Leitor do Mês

Não houve vencedor

Adivinha do Mês

Não houve vencedor

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho - 11 de Novembro


Nesta altura muito se fala do S. Martinho, e muitas vezes as pessoas questionam-nos sobre ele. Para facilitar a explicação, deixo aqui a Lenda de S. Martinho para lhes lerem.
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.